Conservatório Regional de Viseu

Jorge Martins

Jorge Martins

Nasceu no Porto, em 1954, cidade onde efetuou os seus estudos, tendo concluído os Cursos Superiores de Piano e de Canto do Conservatório de Música do Porto, nas classes de Hélia Soveral e Fernanda Correia, respectivamente. Simultaneamente concluiu a Licenciatura em Economia na FEP.
Completou a sua formação pianística frequentando inúmeros seminários, estágios e cursos orientados por M. Rybicki, J. Fassina, C. Helffer, M.F. Bucquet, V. Perlemüter, S. Costa, Constantin Illiescu, entre outros.
Tendo-se dedicado em exclusivo à Música, integrou o Grupo de Música Vocal Contemporânea do Porto, participando na gravação de vários discos, programas de rádio e de televisão e em inúmeros concertos e festivais em Portugal, Espanha e Alemanha (Berlim). Integrando o Grupo Instrumental da Oficina Musical do Porto, teve participações a solo, como acompanhador ou integrado em diferentes formações instrumentais em todos os festivais realizados em Portugal e Espanha, e ainda na Alemanha e na Colombia. Realizou Concertos e Recitais, não só a solo mas também com nomes como Oliveira Lopes e Palmira Troufa, entre outros, por todo o país e em Espanha e França.
Desenvolveu uma intensa atividade docente, na Escola de Música do Porto, na Escola Profissional de Música do Porto e no Conservatório Regional de Viseu onde continua a ser professor, sendo Coordenador do Grupo Disciplinar de Piano e integrando o Conselho Pedagógico. Completou a Profissionalização em Exercício, com elevada classificação profissional, na Universidade de Aveiro. Tem visto alunos por si preparados serem premiados em Concursos Nacionais e, inclusivé, obterem Diplomas Superiores na École Normale de Musique de Paris.
Nos últimos anos tem integrado regularmente júris de Concursos Internacionais (Concurso Internacional Cidade do Porto, Grand Prix Animato em Paris, Piano Campus em Pontoise, Concurso Internacional de Música de Marrocos, Premio Giuliano Peccar em Gorizia-Itália, Concurso de Rhodes na Grécia, Concurso Ásia-Pacífico em Macau, Hong Kong-Ásia Open Piano Competition, Figueira da Foz International Prize, entre outros). Integra o júri do Concurso Nacional de Música de Marrocos (Piano), sendo presidente do Júri delegado, juntamente com Abdel Rhaman El Bacha. Fundou os Encontros Internacionais de Jovens Pianistas em Viseu e realizou, com Marian Rybicki, Academias de Verão no Conservatório Regional de Viseu.
É DireTor Artístico e Presidente do Júri do Concurso Internacional de Piano de Viseu.

Scroll to Top