A primeira harpista portuguesa a ser premiada no World Harp Competition na Holanda (um dos mais conceituados concursos de harpa do Mundo), Maria Sá Silva é “uma verdadeira artista, inspirada pelo mundo que a rodeia, […] usando a harpa de pedal como veículo de comunicação com o seu público” (Harp Column).
Sá Silva é autora do premiado projeto “Saudade*” que inclui peças do famoso guitarrista português Carlos Paredes tocadas pela primeira vez na harpa. Este projeto “é uma tentativa de regressar às suas origens, incluindo no seu trabalho as realidades sonoras da música tradicional portuguesa e espanhola. Com a harpa, instrumento que […] representa o seu mundo sonoro, Maria explora estas sonoridades quer através da interpretação de obras já existentes, quer reinventando obras escritas para outro instrumento. A harpista pretende mostrar um trabalho inovador que tem sido reconhecido tanto no mundo do Fado, no mundo harpístico como pelo público em geral, dando a conhecer o trabalho de um dos símbolos da música portuguesa num novo instrumento.” (Revista do Congresso Mundial de Harpa).
Reconhecida em todo o mundo, Sá Silva ganhou vários prémios em Espanha, França, Itália e México, colaborou com orquestras em Portugal, Reino Unido, Brasil e Itália, participando na gravação da banda sonora do filme Agadah, premiado no festival de Veneza.
Como recitalista, Maria Sa Silva apresentou-se nos palcos da Casa da Música (Porto), Pinacoteca di Brera, Auditorium Latuada (Milão), Guidhall School of Music (Londres), Museo Teatrale La Scala (Milão), CCB (Lisboa). Como solista actuou com orquestras como a Orquestra do Norte, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara Portuguesa, Jovem Orquestra Portuguesa.
Maria Sá Silva iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade no Conservatório de Música do Porto com Aurea Guerner. Prosseguiu depois os seus estudos em Performance Musical na Civica Scuola di Musica Claudio Abbado (Milão) na classe da Dra. Irina Zingg. Desde 2011, a Academia HarpMasters tem desempenhado um papel vital no desenvolvimento das suas capacidades, bem como no seu crescimento pessoal e artístico.